Quinta, 23 Mai 2019 19:24

Prefeitura de Nova Marilândia promove homenagem aos profissionais da limpeza pública do município.

DSC07135A Prefeitura Municipal de Nova Marilândia, através da Secretaria de Ação Social e CRAS Girassol, promoveu nesta última quarta-feira (22/5), uma tarde de homenagens aos bravos profissionais da limpeza pública, o encontro foi realizado no prédio da assistência social. Estiveram presentes a primeira dama, Marta Regina, a secretaria de Ação Social, Mariluce Maffa e a coordenadora do CRAS Girassol, Maria Aparecida Fernandes Picalho, além dos servidores da secretaria.

Pelo terceiro ano consecutivo os profissionais da limpeza pública de Nova Marilândia tiveram uma atenção especial em comemoração ao Dia do Gari, data comemorada no dia 16 de maio. A comemoração desse ano aconteceu na tarde desta quarta-feira (22/5), onde os garis e margaridas que prestam seus importantes serviços no município participaram de uma tarde especial e diferente.

O momento contou com a realização de dinâmicas e sorteio de brindes, ainda durante a reunião, os profissionais assistiram a palestra da psicóloga do CRAS, Cintia Tomazine, sobre a autovalorização, a importância da capacitação, a busca por educação, e foram motivados e incentivados a se matricularem na educação de Jovens e Adultos - EJA.

Qual a origem do nome Gari?

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País. Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande, no Rio de Janeiro, uma fábrica de utensílio para limpeza urbana que leva o nome de fábrica Aleixo Gari.

Como surgiu o apelido Margarida?

No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô.

Naquela época, o então gerente da filial Piracicaba, José Mauro Porto, foi designado pela diretoria de Operações da VEGA para incluir as mulheres no serviço de limpeza pública. A experiência pioneira foi feita com absoluto sucesso e, logo em seguida, repetida em outras regiões, na Capital. Antes mesmo de o teste ser feito em São Paulo, havia uma preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais, como varredora e servente.

Pensou-se na cor branca, que é sinônimo de limpeza, e na flor, que representa a mulher. Imediatamente, margarida foi considerada o mais adequado, inclusive porque nesse nome está contida a palavra gari. Dias depois, a mídia e a sociedade em geral aceitaram – e elogiaram – o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho.

Confira o álbum de fotos.

Fonte: www.vega.com.br